O acidente do Marcelo (Três Marias – Paracatu)

 

Trecho: Três Marias-MG – Paracatu-MG
Início: 06/05/2010 Término: 09/05/2010 – 4 dias pedalados
Trecho: 244Km – Média: 61km/dia
Total: 792Km
Cidades: 04 (Três Marias, Luizlândia do Oeste, João Pinheiro, Paracatu)
7 pneus furados e 1 raio quebrado

Silhueta

É triste saber que o trecho com as mais belas paisagens e o mais colorido pôr do sol até então, foi marcado por um infeliz acidente com o Marcelo. No dia 9 de maio – dia das mães – a menos de 2km para chegarmos à casa da mãe do Kico em Paracatu, o Marcelo perdeu o controle da sua bicicleta em uma descida, e tomou um baita tombo.

Raio-X do braço do MarceloO resultado desse tombo foi uma fratura no rádio – osso do antebraço – que pode ser vista na foto acima. Mas o problema maior foi que um fragmento do osso provocou um corte longitudinal na artéria radial. Por sorte estávamos muito próximos da cidade e imediatamente conseguimos parar um carro na estrada e o motorista solicitamente o levou para o Hospital São Lucas.

Houve necessidade de intervenção cirúrgica que aconteceu no mesmo dia. Ele está bem e o tempo de recuperação é de aproximadamente 6 semanas. Continuaremos seguindo nosso cronograma e provavelmente em Cuiabá ele estará novamente conosco. Enquanto isso ele continuará participando do projeto, nos ajudando com a rota, site e o que for necessário.

Nesse trecho da viagem pudemos perceber como Cerrado é lindo! Os galhos retorcidos fazem das árvores uma obra de arte e de tempos em tempos  um casal de araras passa sobre nossas cabeças berrando e alegrando nossa pedalada. O céu dessa região tem nos chamado muita atenção, a forma das nuvens, cores, tudo muito maravilhoso, nos da belos momentos de contemplação.

Durante todo esse trecho, florestas de Eucalipto substituem a mata nativa, nos mostrando a imensa devastação da flora e fauna necessária para o progresso.

06 de maio – Três Marias -> Luizlândia do Oeste

 

Saímos tarde de Três Marias, depois de uma despedida emocionante com direito a um Pai Nosso rezado com a Vó Di. Nesse dia pegamos uma estrada com muita subida. Logo na saída da cidade subimos uma serra de cerca de 6km e mais tarde subimos a Serra do Abaeté, mais curta, mas mais íngreme. Nesse dia tomamos banho no córrego Curral das Éguas e inventamos a Academia da Natureza, usando os recursos da cachoeira e pedras para fazermos nossa ginástica e exercitar músculos menos utilizados durante a pedalada.

Ainda estamos em choque com a quantidade e tonalidade das cores do pôr do sol nessa região. Todo santo dia, o pôr do sol merece uma pausa e momento de contemplação.

Chegamos já de noite a Luizlândia do Oeste, onde conhecemos o Ebinho e seu pai que nos indicaram um terreno baldio para acamparmos. Montamos nossas barracas e por segurança guardamos a bicicleta na casa da vizinha do terreno.

Capa do livro

07 de maio – Luizlândia do Oeste -> João Pinheiro

 

Nesse dia pedalamos 87km. Nosso recorde de quilometragem até o momento. E não foi nada fácil o dia na estrada. Levantamos cedo, mas só conseguimos começar a pedalar às 9h. A estrada ajudou com poucas subidas, mas foi um dia com muitos pneus furados (4) e ainda paramos em um posto de gasolina à tarde onde ganhamos almoço. Ficamos muito tempo para fazer a digestão, isso atrasou nosso trecho e acabamos tendo que pedalar os últimos quilômetros à noite. Vale registrar as araras que alegraram nossa tarde.

Já estávamos cansados e estressados quando chegamos a João Pinheiro. Depois de uma maratona para achar o Vicente, gerente da loja Jovem Lar – incluindo a procura por um careca cabeludo – fomos abrigados dentro da loja da Jovem Lar, uma loja de móveis e eletro-domésticos. Definitivamente foi a casa com mais camas, sofás e guarda-roupas que já dormimos e cada um escolheu um sofá ou cama para ser seu leito nessa noite.

IMG_518308 de maio – João Pinheiro -> Fazenda da White Martins (BR040)

Depois de sair da nossa casa super mobiliada, pegamos uma estrada praticamente plana, nos sinalizando a proximidade do planalto central. O melhor terreno que pedalamos até agora. No meio do caminho, passamos pelo Rio da Prata e paramos para nos refrescar. Depois de um banho e mais uma tentativa frustrada de pescaria, quando já estávamos nos preparando para seguir viagem, eis que surge do nada um rapaz de moto. O sol de meio dia estava rachando nossa cabeça e depois de uma breve conversa com o Valdinei – o tal rapaz – ele nos pergunta “Vocês querem um refrigerante gelado?”. Só pode ser um anjo do céu. Nem acreditamos que aquilo estava acontecendo. No meio do nada aparece um refrigerante gelado em um dos dias mais quentes até agora.

Tomamos do refri e batemos um bom papo com o Valdinei. Mais tarde ganhamos outro refrigerante e um mapa rodoviário de dois caminhoneiros.

No meio da tarde estávamos passando perto de uma fazenda com um belo lago na frente e resolvemos entrar para tentar a sorte. A fazenda pertence à empresa White Martins e é uma fazenda carvoeira, muito bonita e organizada.

Nos liberaram para acampar perto da casa-sede da fazenda e ainda nos deram um belo jantar de fogão de lenha – feito com muito carinho pela Edilene – e banho quente nos chuveiros do alojamento dos carvoeiros.

Sem contar o bom banho de lago e o papo com o pessoal que trabalha por lá.

Acampamento na fazenda da White Martins09 de maio – Fazenda White Martins (BR040) -> Paracatu

Dormimos muito cedo para acordar muito cedo e ver o sol nascer nas margens da lagoa. Acordamos às 04:30, levantamos acampamento e demos um delicioso mergulho na lagoa assistindo os primeiros raios de sol do dia, presenteados com uma manhã sem nenhuma nuvem no céu. Um momento muito sublime.

Partimos antes das 7h, ainda emocionados com o que se passou. Foi um dia de pedalada tranqüila, sem grandes subidas e o trecho era de apenas 50km. Quando faltava 20km para chegarmos a Paracatu, eis que aparece a Marina, e a Manoela, respectivamente mãe e irmã do Kico, de carro para nos surpreender na estrada. Para agilizar o final do trecho resolvemos descarregar as bagagens das bicicletas no carro e terminar o trecho com as bikes leves.

Chegando a Paracatu, a menos de 2km de casa o Marcelo se acidenta e essa história já foi contada. Agora estamos esperando nosso professor de francês voltar. “Nous faisons un tour du monde à vélo”

A lagoa e as árvores

Este post está na categoria Brasil, Diário de Bordo e marcado com as tags , , , , , , , ,

37 Comentários

  1. Magda e Bruno
    Escrito maio 12, 2010 em 9:37 am | Permalink

    Oi meninos…
    estamos torcendo pela recuperação do Marcelo e desejamos sorte pra vocês… Forte abraço!!!

    [Responder]

  2. Anderson (Paulista)
    Escrito maio 12, 2010 em 11:10 am | Permalink

    É isso aí galera.. Já sabemos que tropeços vão acontecer. Mas vamos torcer para que esse acidente com o Marcelo seja uma das maiores barreiras a ser vencida e que daqui pra frente o resto seja resto. LEVANTEM, SACUDAM A POEIRA E DEEM A VOLTA POR CIMA.

    [Responder]

  3. André Marques
    Escrito maio 12, 2010 em 11:39 am | Permalink

    Sorte ao Marcelo…ergam e sigam em frente!As dificuldades ensinam e fortalecem; as facilidades iludem e enfraquecem. pé na estrada…Estou aqui na torcida c sua mãe Tiago (e convencendo de que vc não vai cair tb!!)!! abraços, parabéns e boa sorte!!

    [Responder]

  4. Fillipe Barreto
    Escrito maio 12, 2010 em 12:43 pm | Permalink

    irado esse trecho… o serrado realmente é esse festival de cores no céu mesmo, o melhor é estar aqui de casa podendo dividir um pouco dessas conquistas tbm…. agora… pular no lago logo pela manhã? pqp… que friiiiiiioooo! hauHauHAuHUAhU isso ae… estamos no aguardo do pistow aqui em jf… sorte e concentração… senão é chão! hehehhee riminha que fiz pra ninguem cair mais! ahUAhUHAuHAu

    [Responder]

  5. Escrito maio 12, 2010 em 12:54 pm | Permalink

    Meninos, sucesso!!! Que Deus abençoe vcs.. E boa recuperação ao Marcelo! Monte de beijos

    [Responder]

  6. gabi
    Escrito maio 12, 2010 em 1:56 pm | Permalink

    Meeeeu deeeeus!!!! tadinho do pistow!!! quando ele volta pra JF? e vcs eim…danadihos…estão tirando fotos muito mais bonitas do que as minhas srsrrsrsrs!!!! também com uma pauisagem dessa né….muita sorte a todos! estou aqui torcendo para que tudo de mais do que certo e que continue escutando as historias pedalisticas rsrsrrs!!! beijooooooos a todos!!!! tomorrendo de saudadessss!

    [Responder]

  7. Mariana Kl
    Escrito maio 12, 2010 em 2:39 pm | Permalink

    Caramba!! Que bad !!
    Tomara que ele se recupere logo !!
    Estou aqui acompanhando e torcendo!!
    ;D

    [Responder]

  8. Escrito maio 12, 2010 em 3:49 pm | Permalink

    Esse trecho foi realmente muito fodástico! As fotos ficaram muito show de bola… No mais, é desejar força para a recuperação do Marcelo. o/

    [Responder]

  9. Roberta
    Escrito maio 12, 2010 em 3:55 pm | Permalink

    Nossa, qu sustão hein! mas aventura que é aventura tem que ter uns perrengues, rsrs. No final vcs vão rir do tombo, rs. Melhoras aí amigo!
    Vcs estão curtindo a paisagem na melhor estação do ano: outono!
    Tdo fica mágico e mais divino.
    Abração pra vcs e força nas pernas, rs.

    [Responder]

  10. Escrito maio 12, 2010 em 4:32 pm | Permalink

    Po galera, sorte pra ele e espero que a coisa continue. Acredito em vcs

    [Responder]

  11. Donizetti
    Escrito maio 12, 2010 em 5:07 pm | Permalink

    Meio que sem querer, descobri a passagem de Vcs por minha cidade (João PIinheiro – MG). Desejo boa viagem e sucesso na caminhada, ou pedalada aê!

    [Responder]

  12. Donizetti
    Escrito maio 12, 2010 em 5:08 pm | Permalink

    A proposito, já to seguindo no twitter.

    [Responder]

  13. Eudes
    Escrito maio 12, 2010 em 5:36 pm | Permalink

    Desejo uma boa recuperação para o Marcelo, que volte logo a pedalar e que isso não abale os outros participantes dese projeto.

    [Responder]

  14. Felipe
    Escrito maio 12, 2010 em 8:05 pm | Permalink

    Porra pistow

    [Responder]

  15. Escrito maio 13, 2010 em 1:34 pm | Permalink

    PARABENS PELA INICIATIVA ESTAMOS TORCENDO POR VOCE, E QUE O MARCELO SE RECUPERE VOLTE LOGO PARA A JORNADA. GRANDE ABRAÇO E BOM PEDAL

    [Responder]

  16. Fred
    Escrito maio 13, 2010 em 2:39 pm | Permalink

    Boa recuperação Marcelo, desanima não…. vão que vão!!!!!!!

    [Responder]

  17. vó Di
    Escrito maio 14, 2010 em 12:52 am | Permalink

    meu abraço de parabéns pro Kico.Feliz aniversário. beijos!

    [Responder]

  18. Carmem Reis
    Escrito maio 14, 2010 em 11:55 am | Permalink

    Olá meninos, fiquei triste com a notícia do Marcelo, mas ele vai recuperar e em breve estará com vocês de novo. Que paisagens lindas, virão como o Brasil ainda é rico de plantas e animais? Gostei do plantio em BH e da palestras, estão feras mesmo hien? Um grande abraço estou torcendo por vocês sempre. Beijão .Força e Saude ao Marcelo.
    Carmem

    [Responder]

  19. Fernanda Tudesco
    Escrito maio 15, 2010 em 12:13 pm | Permalink

    Olá meninos !!! Depois de muitos dias trabalhando e sem poder acessar o site vi o acontecido do Marcelo. Não foi tão simples assim né??? Mas agiram certo e no momento necessário, é isso ai.
    Eu estou aqui sempre que posso acompanhando vocês e energizando de coisas boas.
    Marcelo … melhoras e não faça artes neste período…
    Tudo vai dar certo, o importante é tentar sempre … imprevistos sempre acontecem…
    Bjos a todos e saudades !!!

    [Responder]

  20. ceci
    Escrito maio 17, 2010 em 12:00 am | Permalink

    boa sorte!
    ótima recuperação ao amigo ciclista!
    vão em frente que atras vem gente…
    até mais!

    [Responder]

  21. Lucas
    Escrito maio 17, 2010 em 12:37 pm | Permalink

    Juro pra vocês que eu me emocionei quando vi as fotos nas escolas com as crianças… pq alem de se preocupar com a viagem, vocês foram alem disso, foram mais humanos e se preocuparam com o q ha de mais importante para o futuro da humanidade…
    as crianças! elas sao nosso futuro, e todos sabemos disso!
    portanto nao adianta somente se preocupar com o meio ambiente e plantar arvores, se haverao pessoas que hoje sao so crianças e q amanha serao adultos, e que se nao tiverem educação nao saberão cuidar do nosso planeta…
    vocês estao no caminho certo meus amigos, estao com otimos propósitos e sei q com um pouco de fé vcs podem fazer o q quiserem, e vão fazer, se deus o permitir e ele ha de permitir!
    abraço a todos! mta fé, mta paz, harmonia e humildade SEMPRE! \O

    [Responder]

  22. fagner
    Escrito maio 17, 2010 em 3:28 pm | Permalink

    boa rtecuperaçao para o marcelo boa sorte na viagem jesus esta contigo

    [Responder]

  23. Escrito maio 17, 2010 em 4:30 pm | Permalink

    Gostaria de agradecer a todos pelo apoio e pelo incentivo. Quando nos unimos para desenvolver esse projeto sabíamos que imprevistos seriam nossa única certeza. Acidentes acontecem, trazem marcas e aprendizado. Pra mim tem sido um momento de reflexão. Estou na expectativa de mais uma cirurgia. Espero ficar bom logo e voltar para a vida que escolhi para os próximos anos, ao lado de três pessoas maravilhosas. Força, amor e cuidado para os amigos. E meu muito obrigado pela energia que tenho recebido. Deus está presente em todos nós. Partiu Nova Origem!

    [Responder]

  24. Escrito maio 18, 2010 em 9:23 pm | Permalink

    É isso ae Galera, isso é uma coisa que acontece…
    Pelo menos aconteceu ainda no Brasil e perto de uma cidade, onde é mais facil conseguir assistência…….

    Estamos acompanhando vocês!
    Abraço

    [Responder]

  25. Dionísio
    Escrito maio 20, 2010 em 12:11 am | Permalink

    Olá Galera.
    Tudo bem. As fotos estão formidáveis. Tenham muita atenção durante as pedaladas, esperem de tudo, prevenção é fundamental!
    Desejo muita sorte e saúde, para enfrentar esse grande desafio!Azar o acidente do Marcelo.
    “Espero que na hora do aperto, os conhecimentos de primeiros socorros tenham contribuído um pouco”.
    Marcelo, boa recuperação. Esse tipo de fratura necessita de atenção especial, ainda mais quando afeta os ossos da mão (carpo), sobretudo o escafóide e semilunar.
    Mas você é guerreiro! Isso é apenas detalhe da aventura. RsRs
    Abraço.
    Dionísio

    [Responder]

  26. vó beth
    Escrito maio 20, 2010 em 12:27 am | Permalink

    Fiquei muito triste ao saber do seu acidente,o que presisar estarei pra te ajudar ,tenho muita fé nas minhas orações que vc vai ficar logo bem.beijo de sua vó Beth.

    [Responder]

  27. humberto
    Escrito maio 20, 2010 em 9:00 pm | Permalink

    Ainda bem ki esses forgados foram imbora, pois achei que eles iam terminar com a volta ao mundo aki em ksa… ki karas mais folgados… a começar pelo kazé( hiena, só vive rindo e comendo). O thiago (kiwi, cabeludo por fora, mas é uma fruta macia por dentro). E por fim o kiko(mané gasosa, não fazia nada e só queria andar de carro). Boa sorte para vcs…
    Seu PAIPAI>>>>>>

    [Responder]

  28. Escrito maio 22, 2010 em 4:28 pm | Permalink

    Que legal ver a família acompanhando a viagem pelo site, e melhor, fazendo comentários! show de bola galera!
    Já estou ancioso pelas novidades! =)

    Abração!!!

    [Responder]

  29. Mauro - Preparador físico
    Escrito maio 23, 2010 em 11:43 pm | Permalink

    Fala Rapaziada!!!
    Estou gostando de ver… funcionou tudo como planejado até agora, tirando o acidente com o Marcelo… o que faz parte né? Continuem na longa caminhada, estamos aqui torcendo por voces… Estes fatos inesperados iram acontecer, temos que saber lidar com eles… FORÇA GALERA!!!!!!!!!

    [Responder]

  30. Mauro - Preparador físico
    Escrito maio 23, 2010 em 11:44 pm | Permalink

    Fala Marcelão,
    Mande notícias… !!!!
    Desejo pronta recuperação!!!!
    Abração

    [Responder]

  31. Cristiane (Kiquete 2) KKKKK!!
    Escrito maio 24, 2010 em 9:57 am | Permalink

    É… Ficamos contando os dias pra vcs chegarem aqui em Unaí… E esquecemos que do mesmo jeito que vcs chegaram, vcs têm que ir…
    Foi muito bom esse tempo que passamos juntos e espero que vcs DEMOREM O TANTO QUE QUISEREM MAS VOLTEM DEPRESSA!!!! kkkkk
    Muita cautela… todo cuidado é pouco… cuidem-se… E fiquem sabendo que vcs são peças raríssimas!!!!
    Já com o s2 apertadinho de saudades!!!
    Beijo no s2!!!

    [Responder]

  32. Renata Sousa
    Escrito maio 28, 2010 em 11:52 pm | Permalink

    FANTÁSTICA ESSA VIAGEM!!!
    Quanto ao acidente, com certeza sua recuperação será rápida e muito em breve está de volta!!! Quem me dera estar junto na empreitada!!! BOA SORTE A TODOS!!! ESSE ROTEIRO É SENSASSIONAL! Fui até as Guianas, mas de moto. Vou passar a acompanhar!! SUCESSO!

    [Responder]

  33. Escrito junho 5, 2010 em 6:17 pm | Permalink

    Muito bacana a empreitada de vocês. Logo o Marcelo estará recuperado e voltará a pedalar junto com o pessoal. Que Deus ilumine o vosso propósito e o vosso caminho!

    [Responder]

  34. Riedson e Eliete
    Escrito junho 7, 2010 em 9:58 am | Permalink

    Marcelo, desejamos uma boa recuperação para tí e que vocês consigam atingir seus objetivos.

    [Responder]

  35. cristinaap
    Escrito junho 7, 2010 em 10:59 am | Permalink

    PARABENS………E QUE DEUS TE PROTEJA NAS SUAS AVENTURAS………SORTE MTA SORTE VC VAI LONGE.

    [Responder]

  36. Matheus
    Escrito junho 9, 2010 em 9:52 pm | Permalink

    aew Marcelo! manda notícias… “acidentes acontecem”, mas sei que vc vai superá-los! boa recuperação!

    [Responder]

  37. Escrito julho 7, 2010 em 4:49 pm | Permalink

    Marcelo, td de bom a vcs,,e que esteje todos recuperados com brevidade.
    Fiz um projeto ai na fazenda sobre carvoaria,,esse lugar é d mais…
    Ps. qdo estiver de passagem, tem pouso aqui…

    Pirassununga/SP

    [Responder]

Comentar

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios *

*
*

Essas tags HTML estão disponíveis: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>